Se você é daquele tipo de pessoa que se pega sempre em apuros financeiros como falta de dinheiro para as despesas e endividamento esse post é para você, pois irei ter passar algumas simples dicas, com o auxilio de ferramentas, que irão te auxiliar a deixar de cometer os erros que atrasam seu planejamento financeiro.

1° Erro: fazer compras não planejadas – nosso cérebro é um verdadeiro mix de química e estímulos emocionais que são ativados através de nossos sentidos, e quando saímos ao shopping, supermercado ou até mesmo na internet estamos sujeitos a ofertas dos mais variados produtos e serviços, e dessa forma é necessário um prévio planejamento de compras que pode ser simples como escrever em uma lista de papel o que será comprado, usar um aplicativo ou outra ferramenta de sua preferência para essa tarefa, que vai te ajudar e muito a ter mais controle financeiro.

O Que Todos Os Investidores Deveriam Saber Sobre Tesouro Direto.

2° Erro: tomar decisões irracionais – algo muito comum na maioria das pessoas é tomar decisões precipitadamente, principalmente entre os jovens, que pelo fato de possuírem a região do cérebro responsável pela tomada de decisões menor, acabam errando com mais frequência em suas decisões do cotidiano e também nas mais importantes da vida como, qual profissão seguir, com quem casar-se, etc, e diante de um fato assim. O acadêmico Max H. Bazerman, professor da Harvard University, listou 6 etapas que podem elevar seu processo decisório a níveis estratosféricos. A seguir.

  • Defina o problema
  • Identifique os critérios do problema
  • Dê um valor a cada critério
  • Gere uma lista com alternativas
  • Classifique cada alternativa de acordo com cada critério
  • Identifique a solução ótima

3° Erro: não alimentar a planilha semanalmente – você precisa criar o hábito de preencher sua Planilha de Controle Financeiro Pessoal para ter mais controle de suas finanças pessoais. A grande maioria das pessoas deixa para fazer todos os lançamentos uma ou duas vezes por mês, o que acaba sendo além de muito trabalhoso arriscado, pois você pode acabar perdendo algum comprovante ou até mesmo esquecendo de uma receita ou despesa gerada sem nenhum comprovante, e o resultado disso? dor de cabeça e dúvidas a respeito do que realmente aconteceu com seu controle financeiro. Use a tecnologia a seu favor.

4° Erro: seguir tendências – a camiseta de marca, o perfume importado, o carro do ano, a plástica desnecessária, o novo modelo de Smartphone, são essas algumas das tendências que acabam tirando muito dinheiro do bolso das pessoas que seguem elas. Existem casos de pessoas que se endividam muito, e até mesmo aceitam certas restrições em suas vidas financeiras só pelo fato de realizarem certas compras de itens que estão na moda mas não estão dentro de seu padrão de vida, como o caso de um determinado Smartphone lançado em 2019 em que seu preço chega a custar R$ 5.500,00 enquanto a média de salários no brasil é de R$ 2.340,00 segundo dados da 58° Pesquisa Salarial da Catho, e ai utilizam o famoso cartão de crédito e parcelam tudo, porém limitam sua qualidade de vida por vários meses ou até anos em prol de um produto que poderia ser facilmente substituído por um com capacidade semelhante e preço muito inferior.

 Ganhe Até 10% a Mais Com Tesouro Direto!

Essas foram algumas simples dicas para tentar evitar cometer erros de controle financeiro que a grande maioria dos brasileiros acaba cometendo sem nem sequer perceberem, devido a falta de educação financeira esses e outros erros até piores são bastante comum em nosso país, mas se você chegou até o fim desse post, parabéns, pois está se afastando da média e tem buscado educação financeira de qualidade, continue lendo nossas publicações e baixe todas as nossas ferramentas disponíveis para auxiliar você em sua jornada de educação e controle financeiro pessoal.

Anúncios